
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do BC (Banco Central do Brasil), atingiu um novo recorde diário de transações. Na última semana, foram 175 milhões de operações realizadas.A informação foi dada pelo presidente Roberto Campos Neto durante evento nos Estados Unidos nesta 6ª feira (10). O presidente do Banco Central não especificou a data em que o recorde foi atingido.
O número superou o recorde de 163 milhões de operações, registrado em outubro deste ano.
“Foram abertas 9 milhões de contas bancárias por causa do Pix. Nunca imaginamos que teria a adesão que teve”, afirmou durante palestra no MBA Brasil 2023, em Chicago.
O sistema tem sido uma referência para outros países da América Latina. “A gente tem interações, diálogos, com outros Bancos Centrais da região que querem usar o Pix”, declarou.
Ainda de acordo com o presidente, o modelo de transferência instantânea, é o “pico do iceberg” de outras novas funcionalidades que o BC vem planejando para a democratização do sistema financeiro.
Um dos projetos é a criação de um aplicativo agregador da versão digital dos bancos.
“Em um ano e meio ou dois anos, você não vai ter mais um aplicativo para cada banco. O Banco Central está trabalhando para proporcionar isso da forma mais segura”, disse.
Poder 360