Foto: Divulgação
Por Dra. Lidiane Ferreira,
Otorrinolaringologista
Com a proximidade do Réveillon, muitos pacientes que sofrem com tontura crônica ficam preocupados em ter seus sintomas agravados, e por isso é essencial relembrar os cuidados necessários para garantir um período festivo tranquilo.
Moderação na Exposição a Ruídos:
Ambientes festivos frequentemente incluem música alta e fogos de artifício. Para pacientes que têm histórico de tontura, a exposição a ruídos intensos pode desencadear crises. Recomendamos a utilização de protetores auriculares como medida preventiva, principalmente para os que vão trabalhar, ou tentar afastar-se ao máximo das caixas de som para os que curtem as festas.
Cuidados com a Alimentação:
Bebidas estimulantes que contenham cafeína ou álcool, produtos ricos em sódio como embutidos ou ricos em açúcar, como chocolates ou sobremesas, podem influenciar no desencadeamento da tontura ou do zumbido auditivo. A moderação na ingestão dessas substâncias durante as festividades é aconselhável.
Hidratação Adequada:
A desidratação pode ser um fator desencadeante para crises. Manter-se hidratado, especialmente se houver consumo de álcool, é fundamental para minimizar eventuais crises.
Priorização do Descanso:
O cansaço, assim como a falta de sono, pode contribuir para o agravamento dos sintomas. É fundamental garantir o descanso adequado, evitando frequência de noites mal dormidas e mantendo uma rotina de sono regular. Por isso, nos dias seguintes à virada do ano, tente dormir cedo e uma quantidade de horas de sono adequada.
Movimentos Graduais:
Evitar movimentos bruscos da cabeça, uma vez que esses podem desencadear vertigens. Isso não quer dizer que você não e possa dançar ou se divertir, mas pacientes sensíveis à tontura devem estar sempre atentos a este importante fator.
O autocuidado e a atenção aos sinais do corpo são fundamentais para garantir um início de ano saudável para aqueles que enfrentam questões ligadas a tontura. Se mesmo com todos esses cuidados, ainda assim o sintoma aparecer, busque um otorrinolaringologista especializado que possa te ajudar.
Feliz Ano Novo!
Dra. Lidiane Ferreira é Otorrinolaringologista, Mestre e Doutora, especializada em Tonturas, Zumbidos e Vertigens, Professora da Residência Médica da especialidade no Hospital Universitário Onofre Lopes, autora de livros e artigos do tema e atende no Instituto Otofacial em Natal.
O Instituto Otofacial fica localizado na Rua Auris Coelho, 285, Edifício HC Plaza, torre II, sala 506 e 507, 5º Andar, Lagoa Nova – Natal-RN. Contatos pelo Whats App. 84.99643.5150, Instagram @Insitututo_otofacial, @proflidianeotorrino, www.institutootofacial.com.br