Image1

Vai vendo o que é o jogo da política: SUCESSÃO EM PAU DOS FERROS PEGA FOGO

Crédito da foto: ReproduçãoPrefeita Marianna Almeida e o ex-prefeito Leonardo Rêgo

A sucessão municipal de Pau dos Ferros está desenhada: a prefeita Marianna Almeida (PSD) será candidata à reeleição e o ex-prefeito Leonardo Rêgo (União Brasil) será o candidato da oposição. As duas candidaturas são certas e já estão em campanha.Marianna desbancou Leonardo no pleito de 2020, quando ele era prefeito e tentou renovar o mandato. Agora, Leonardo quer desbancar Marianna, que está no poder e pronta para buscar a consolidação de sua ainda curta carreira política.

Agora, os ingredientes em torno das duas candidaturas esquentam os bastidores da sucessão municipal, isso porque há um processo de enfraquecimento da base de apoio política de Marianna, que está migrando para a oposição. Por gravidade, Leonardo tira proveito.

É o caso do PT, aliado importante para a vitória de Marianna Almeida nas eleições 2020. O partido levou toda a esquerda e os movimentos sociais para apoiar a candidatura de Marianna. Só que, depois de eleita, a prefeita não atendeu aos anseios do PT, embora tenha distribuído alguns cargos secundários para membros do partido.

Mais recentemente, Marianna e o PT entraram em rota de colisão, quando a prefeita praticamente antecipou a escolha da médica Lara Figueiredo para ser a sua companheira de chapa nas próximas eleições. Ao optar pela filha do ex-prefeito Nilton Figueiredo, Marianna tirou o sonho do PT de formar a chapa majoritária.

A crise tornou-se mais aguda depois que a governadora Fátima Bezerra (PT) exonerou nomes que estavam em cargos comissionados indicados pelo deputado Galeno Torquato (PSDB), que são os mesmos aliados de Marianna Almeida.

Na plenária municipal do PT, o delegado Inácio Rodrigues, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas em Pau dos Ferros, defendeu o distanciamento do partido da base política da prefeita. A maioria concordou.

Daí, o PT iniciou um novo caminho, que pode levar a uma inédita aliança com o ex-prefeito Leonardo Rêgo. Os dois são, ou eram, adversários históricos. Nos últimos dias, apresentaram sinais de boa convivência. Inácio Rodrigues conversou com Leonardo, de forma amistosa, mas deixaram as portas abertas para uma possível relação política.

Além disso, Leonardo ganhou o apoio do atual vice-prefeito Renato Alves, que rompeu politicamente com Marianna e passou a reforçar o projeto da oposição. Ele leva junto o irmão vereador Reginaldo Alves.

O cenário mostra que a disputa na cidade do Alto Oeste potiguar será bastante acirrada. E Marianna Almeida terá o teste se o mandato de prefeita caiu no seu colo por acaso ou se ela realmente construiu uma nova liderança política na cidade.

Nas eleições 2020, Marianna foi eleita com 8.604 votos (54,22% dos votos válidos). Leonardo Rêgo, que era o prefeito e candidato à reeleição, terminou em segundo lugar, com 7.094 votos (44,71%). A disputa pela Prefeitura teve um terceiro candidato, Dr. Salismar Correia (Solidariedade), com votação sofrível: 170 votos (1,07%).

Fonte: César Santos.


Postagem Anterior Próxima Postagem