
Após este blog expor o caos no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), com uma fila de doze pacientes aguardando exames de tomografia, o Governo do Estado mobilizou sua assessoria de imprensa, por meio da página "RN Fato ou Fake" para tentar minimizar os danos da repercussão negativa. Comunicou à Sesap e enviou equipes de comunicação para o local, tentando mostrar que todos os prazos para a instalação do novo aparelho adquirido para a unidade estão sendo respeitados.
No entanto, a pressa em tentar desmentir este blog acabou resultando em um novo constrangimento, contradizendo a própria nota da Sesap. Em 27 de dezembro, a Sesap anunciou a chegada do novo tomógrafo do hospital. No comunicado da assessoria, o Governo informou que o aparelho entraria em funcionamento em 20 dias úteis a partir daquela data, prazo que continua sendo desrespeitado e sem previsão.

Na nova nota, lançada após a denúncia feita por este blog, afirma-se que "a instalação do equipamento é demorada e está seguindo o processo normal para finalização". O governo do estado está desmentindo o próprio governo do Estado por meio da sua assessoria de imprensa?Ainda na nota, o Governo afirma que a instalação do aparelho teve início na última terça-feira, dia 6 de fevereiro. Oi? E o prazo de 20 dias úteis anunciado em 27 de dezembro? Já não está mais em vigor?
Outro ponto que chama a atenção é que a Sesap alegou que a demora se deve a readequações na sala, já que o "novo tomógrafo tem dimensões diferentes do que estava sendo utilizado anteriormente". Isso contradiz a nota anterior que garantia que o equipamento estaria em funcionamento em 20 dias úteis, contando a partir do dia em que o aparelho chegou, em 27 de dezembro. Adquiriram um aparelho sem saber se caberia na sala?
Esse trecho, por si só, já derruba as justificativas daquele ofício da Sesap de novembro solicitando o tomógrafo do PAM do Bom Jardim emprestado. Era o que afirmamos: esse empréstimo não seria possível, já que a instalação desses aparelhos envolve complexidades.
A nota também menciona que, após a instalação mecânica, será realizada a instalação elétrica e do cabeamento do aparelho. (Opa! Parece que há uma inconsistência aqui). A publicação é encerrada com uma frase que parece irônica ao mesmo tempo: "Não caia em fake news".
Bom, se não é para cair em fake news, que comece pela própria fake news publicada pelo Governo do Estado. A comunicação institucional da gestão Fátima Bezerra (PT) é uma verdadeira lambança! Batem cabeça um com o outro enquanto a população agoniza nos corredores de um hospital que falta leitos, insumos e medicamentos.
Vergonhoso, governadora!
Fonte: Blog do Ismael Sousa.