Image1

Sob Maduro, PIB da Venezuela encolhe 62,5% em 10 anos

Foto: WikimediaCommons
O PIB (Produto Interno Bruto) da Venezuela encolheu 62,5% ao longo de uma década, sob a presidência de Nicolás Maduro (Partido Socialista Unidos da Venezuela, esquerda). Os eleitores vão às urnas neste domingo (28) escolher o presidente do país, que está em crise econômica.

Em 2021, 68% da população venezuelana estava em situação de extrema pobreza e a taxa de inflação de 190% do país no ano passado foi uma das mais altas do mundo. Desde 2013, registrou queda populacional de 11%, em grande parte por causa do êxodo de venezuelanos.

Os venezuelanos vão às urnas neste domingo (28.jul) para eleger um presidente num momento de grande tensão entre o país e seus vizinhos latino-americanos. Cerca de 600 venezuelanos cruzam a fronteira diariamente e se instalam no Brasil. A depender do resultado e de como reagirá o derrotado, a conjuntura política pode se deteriorar ainda mais.

A oposição a Maduro diz ter sido cerceada durante a campanha. A candidata original era Maria Corina Machado, que venceu as primárias, mas foi vetada pela Justiça local, fortemente dominada por Maduro. O novo candidato é Edmundo González Urrutia, que teve dificuldades para fazer comícios. O ex-diplomata emergiu como líder da PUD (Unidade Democrática) –coalizão formada por 11 partidos de centro-esquerda e centro-direita em oposição ao governo chavista.

Poder 360


Postagem Anterior Próxima Postagem