Com o tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, o evento reuniu diversos segmentos da sociedade, incluindo trabalhadores da saúde, representantes da gestão municipal e do Conselho Municipal de Saúde.A iniciativa faz parte da mobilização local rumo à etapa estadual, com o objetivo de propor ações que melhorem as condições de trabalho e saúde dos profissionais.
A programação contou com palestra que apresentou os três eixos temáticos da reunião: I: “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; II: “Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; e III: “Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para Efetivação do Controle Social”.
Após a exposição dos eixos, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho para analisar os temas e elaborar, com apoio de facilitadoras, 9 propostas, cada, distribuídas entre os âmbitos municipal, estadual e federal, totalizando 27.
Na plenária final, todas as propostas foram apresentadas, discutidas e aprovadas por unanimidade. A etapa também incluiu a eleição de quatro delegados e seus respectivos suplentes, que irão representar o município na etapa estadual da conferência.
A reunião contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. Adail Vale.