Image1

HOMEM É DIAGNOSTICADO COM PESTE NEGRA APÓS PICADA DE PULGA INFECTADA

Foto ilustrativa/ Pixabay

Um morador de South Lake Tahoe, na Califórnia (EUA), foi diagnosticado com peste negra após ser picado por uma pulga infectada durante um acampamento, informou o Departamento de Saúde Pública da Califórnia (CDPH) nesta quinta-feira (21). O paciente está em tratamento e se recupera em casa. “A peste está naturalmente presente em muitas partes da Califórnia, incluindo áreas de maior altitude no Condado de El Dorado. É importante que as pessoas tomem precauções para si mesmas e para seus animais de estimação ao ar livre, especialmente em trilhas e acampamentos próximos a roedores silvestres”, alertou Kyle Fliflet, diretor interino de Saúde Pública do condado.

A peste bubônica é causada pela bactéria Yersinia pestis e ficou conhecida como peste negra por provocar necrose em tecidos das extremidades do corpo, como mãos e pés. Historicamente, foi responsável pela morte de milhões de pessoas no século XIV. Hoje, os casos são raros e tratáveis com antibióticos quando identificados precocemente. A transmissão ocorre principalmente por pulgas contaminadas que vivem em roedores silvestres, mas cães e gatos também podem carregar o parasita para ambientes domésticos. Os sintomas incluem febre, fraqueza, náusea e inchaço dos gânglios linfáticos, surgindo até duas semanas após a exposição.

Nos Estados Unidos, a peste foi introduzida em 1900 por navios infestados de ratos e permanece em roedores rurais do Oeste do país. Entre 2021 e 2024, 41 animais testaram positivo para a bactéria na Califórnia; em 2025 já são quatro registros. O último caso humano em El Dorado havia sido registrado em 2020, também em South Lake Tahoe. No Brasil, o último episódio em humanos ocorreu em 2005, no município de Pedra Branca (Ceará). Casos recentes da doença também foram confirmados na República Democrática do Congo, em Madagascar e na Mongólia.

Com informações de Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem