Imediatamente, a declaração do petista passou a ser bombardeada nas redes sociais pela oposição. “Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG”, postou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).



Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai. Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que as vítimas são culpadas e os culpados são vítimas”, escreveu o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP e um dos articuladores de uma candidatura de oposição a Lula em 2026.

“É inacreditável. O homem que governa o país defende quem destrói famílias, quem enche os cemitérios e quem espalha violência nas ruas. Para ele, o bandido é vítima e o cidadão de bem é o culpado”, publicou o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do seu partido na Câmara.

A deputada Caroline de Toni (PL-SC) postou que Lula lembrou os piores momentos de Dilma Rousseff, que na Presidência se notabilizou por dar algumas declarações confusas. “Dilmou! Calado é um poeta!”, postou.

Veja