
O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou, por meio de uma carta escrita à mão, a indicação do senador Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026. O documento foi lido pelo parlamentar na manhã desta quinta-feira (25), na calçada do hospital onde o pai está internado.
A leitura ocorreu minutos antes de Jair Bolsonaro ser submetido a um procedimento cirúrgico, previsto para a manhã do dia de Natal. A carta está datada de 25 de dezembro de 2025 e traz a assinatura do ex-presidente.
Carta cita “injustiça” e defesa da vontade popular
No texto, Jair Bolsonaro afirma que tomou a decisão diante do que classifica como um cenário de injustiça e da necessidade de preservar a representação política de seus apoiadores.
Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026”, diz um dos trechos.
A carta também ressalta o vínculo pessoal e político entre pai e filho, atribuindo ao senador a missão de dar continuidade ao projeto iniciado pelo ex-presidente.
Data da carta e entrega geram questionamentos
Embora o documento traga a data de 25 de dezembro, Flávio Bolsonaro afirmou que recebeu a carta no dia 23, antes da internação do pai. Segundo ele, o texto foi entregue por um advogado e teria sido escrito na Superintendência da Polícia Federal.
“Para mim, a carta não muda nada. Mas para as pessoas que não estavam acreditando, pode ser que mude”, afirmou o senador.
Flávio também defendeu a unidade do campo político ao qual pertence e voltou a criticar o PT.
Correspondência é direito previsto em lei
A legislação de execução penal prevê como direito da pessoa presa o contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, além do acesso à informação, desde que não haja violação à moral ou aos bons costumes.
O que diz a legislação:
– Correspondência escrita é direito do preso
– Leitura e acesso à informação são permitidos
– Restrições só podem ocorrer por decisão judicial motivada
Até o momento, não há informação de restrição judicial ao envio da carta.

Cirurgia de Bolsonaro ocorre no dia de Natal
Segundo Flávio Bolsonaro, o ex-presidente passaria por uma cirurgia de hérnia inguinal a partir das 9h desta quinta-feira (25), com previsão de duração de cerca de três horas.
O senador informou ainda que o pai estava sem soluços no momento e que os médicos avaliariam a necessidade de procedimentos adicionais relacionados ao quadro de saúde.
Trechos centrais da carta lida por Flávio Bolsonaro
“Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho para a missão de resgatar o nosso Brasil.
Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.”
Repercussão política
A divulgação pública da carta reforça os movimentos iniciais do bolsonarismo para a disputa presidencial de 2026, em meio às indefinições jurídicas que cercam o ex-presidente e às articulações internas do campo conservador.
Íntegra da carta lida por Flávio Bolsonaro:
“Ao longo da minha vida, tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com a minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.
Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da república em 2026.
Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.
Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade dos anseios do povo brasileiro.
Que Deus abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.
Brasília, 25 de dezembro de 2025.”