Image1

Allyson deixa mais de dois mil mossoroenses virarem o ano na fila de espera por cirurgias Há casos em que as pessoas passaram o segundo réveillon seguido aguardando por procedimentos cirúrgicos.


Magnos Alves

Mais de dois mil mossoroenses viraram o ano esperando por cirurgias negadas pelo prefeito Allyson Bezerra. Há casos em que as pessoas passaram o segundo réveillon seguido na fila de espera. Nessa lista está Vanusa Moura, que já entrou para o vigésimo segundo mês de espera por uma cirurgia de histerectomia. Em outubro, vinte meses depois da indicação de cirurgia, ela chegou a ser chamada para fazer novos exames. Dois meses depois, ela continua esperando pelo procedimento. “Eu fui chamado, fiz outros exames e o médico disse que ia mandar chamar (para fazer a cirurgia), mas não mandou ainda. Estou esperando, estou aguardando.”, relata Vanusa, esperançosa que o procedimento fosse realizado antes da virada do ano, o que não ocorreu.

O último número informado pela Secretaria Municipal de Saúde ao Conselho Municipal de Saúde, em outubro passado, apontava para 2.262 pessoas na fila de espera, sendo 1.307 cirurgias ginecológicas e 955 cirurgias gerais. Desde então, o assunto se tornou proibido no conselho e dados novos não foram apresentados. No entanto, o conselheiro Luiz Avelino Silva afirma que “a fila só aumenta”.

Em julho, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró/RN, abriu um procedimento para investigar a falta de cirurgias, mas ficou estagnado no pedido de informações desde então.


Leia Também:

Perseguição: Allyson retira plantões de agentes comunitários que cobram o IFA


Allyson começa 2026 sob protesto



Mossoró sem estádio; Allyson silencia após fracassar novamente em licitação


De 27 de julho a 03 de dezembro, foram diversos despachos emitidos pelo Promotor de Justiça Rodrigo Pessoa, sempre solicitando informações, muitas vezes sem resposta e até com o envio de dados falsos pela Secretaria Municipal de Saúde como resposta.

No despacho mais recente, o promotor questiona se há um plano de ação ou mutirão de cirurgias em andamento ou previsto para aumentar a capacidade de atendimento mensal e reduzir o tempo de espera. A realização de um mutirão foi defendida pelo Conselho Municipal de Saúde quando a Secretaria Municipal de Saúde apresentou uma proposta de acabar com a fila de espera em oito meses. No entanto, a secretaria jamais deu resposta ou apresentou uma nova proposta para avançar com os procedimentos.

O BLOG DO MAGNOS entrou em contato com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Mossoró para solicitar o número atual de pessoas na fila de espera e quantidade de cirurgias realizadas ao longo de 2025, mas não teve resposta até o momento.

Fonte:  Blog do Magnos.com
Postagem Anterior Próxima Postagem