O mês de agosto é dedicado ao Agosto Lilás, uma campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher. É um momento crucial para falarmos abertamente sobre o tema e reforçarmos a importância de proteger nossas mulheres e meninas.
A violência contra a mulher se manifesta de diversas formas, e é fundamental que todas as pessoas saibam identificá-las para poderem agir:- Violência Física: Qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal. Exemplos: tapas, socos, chutes, empurrões, queimaduras.
- Violência Psicológica: Ações que causem dano emocional e diminuição da autoestima, prejudicando o desenvolvimento, a saúde mental e a autodeterminação. Exemplos: humilhações, ameaças, chantagens, insultos, manipulação.
- Violência Sexual: Qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada. Exemplos: estupro, forçar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa, impedir o uso de métodos contraceptivos.
- Violência Patrimonial: Condutas que configurem retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, direitos ou valores. Exemplos: destruir documentos pessoais, subtrair dinheiro ou bens, etc.
- Violência Moral: Qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Exemplos: espalhar boatos, fazer acusações falsas, ofender a reputação.
- Denunciar é um ato de coragem e um passo fundamental para mudar essa realidade!
Se você ou alguém que você conhece está sofrendo algum tipo de violência, não se cale. A denúncia é o primeiro passo para romper o ciclo de abuso e garantir proteção.
Onde denunciar:
- Ligue 180: Central de Atendimento à Mulher. É gratuito, confidencial e funciona 24 horas por dia.
- Disque 100: Disque Direitos Humanos.
- Disque 84 9.9613-3536 - Polícia Militar
- Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) e outras delegacias.
Ministério Público e Defensoria Pública.
Vamos juntos fazer de Governador Dix-Sept Rosado um lugar mais seguro e acolhedor para todas as mulheres!